Clube Desportivo de Rabo de Peixe

 

O C.D. Rabo de Peixe foi fundado no dia 01/07/1985 e desde então o Clube já conseguiu vencer alguns troféus importantes.

 

O C. D. Rabo de Peixe já venceu por 6 vezes a Taça de Honra de S. Miguel, por 4 vezes a Taça de S. Miguel, 1 Taça Açores e 4 Campeonatos de S. Miguel.

 

Neste momento o C. D. Rabo de Peixe tem apenas como património, Duas  carrinha de nove lugares e uma de 20 lugares para o transporte dos atletas da formação e uma sala de musculação, dotada com algum material de apoio à recuperação dos atletas.

 

A estrutura organizativa e operativa do Clube é composta pelos seguintes corpos gerentes:

Assembleia Geral (que é composta por um Presidente e dois Vogais),

 Direcção ( que é constituída por um Presidente, um Vice-Presidente, um Secretário, um Tesoureiro e 09 Vogais).

Conselho Fiscal (que é composta por um Presidente e dois Vogais)

 

Nos anos de 1964-1965 apareceu a ideia de se criar uma Associação Desportiva que pudesse fazer com que as pessoas de Rabo de Peixe ocupassem o seu tempo livre de maneira saudável, nomeadamente através do futebol.

Em 21 de Dezembro de 1965 foram aprovados os Estatutos do Clube Desportivo de Rabo de Peixe, conforme se pode constatar no Diário do Governo nº. 297, III Série, daquela data. Este tinha como modalidade principal o futebol, mas englobava outras actividades tais como o voleibol e a patinagem.

 

Em 23 de Janeiro de 1967, o Clube Desportivo de Rabo de Peixe foi notificado na pessoa do seu Presidente para, num prazo de 30 dias, ter que completar o projecto dos seus campos de futebol e de voleibol, bem como o ringue para patinagem artística.

Em 12 de Julho de 1967, foi concedida a licença, a título definitivo, para a abertura de um Campo de Futebol com lotação máxima para 1136 indivíduos.

No dia 1 de Julho de 1985, o Clube Desportivo de Rabo de Peixe filia-se na Associação de Futebol de Ponta Delgada, sendo a sua sede situada na rua Infante D. Henrique, n.º 36, Rabo de Peixe, entrando a equipa sénior de futebol para o então Campeonato de São Miguel da 2.ª Divisão, subindo à 1.ª Divisão um ano depois.

Em 1986, é inaugurado o Campo de Jogos de Rabo de Peixe, actual Campo do Bom Jesus, o qual possui uma área de 107m de comprimento por 74m de largura.

 

Em 1988-1989, a equipa sénior falha, por um escasso ponto, o objectivo de acesso à 3.ª Divisão Nacional, ficando, assim, em segunda classificada.

No ano de 1992, o Clube Desportivo de Rabo de Peixe encerra a sua actividade desportiva [futebol] por falta de dirigentes, ficando a freguesia sem qualquer entidade desportiva organizada.

Em 1998, o Clube reabre com dois escalões de formação, infantis e iniciados.

No ano de 2000, o Desportivo de Rabo de Peixe possuía todos os escalões de formação mais uma equipa sénior.

A aposta na formação tem sido imensa. As equipas seniores têm sido maioritariamente constituídas por jogadores com formação dentro do Clube.

 

Em Maio da época 2001-2002 é inaugurado o sintético do Campo do Bom Jesus, obra levada a efeito pela Câmara Municipal da Ribeira Grande, com apoio da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe.

Na época de 2002-2003, o Clube Desportivo de Rabo de Peixe alcançou, pela primeira vez, duas importantes vitórias, certamente, marcantes para o Clube: a Taça de Honra, vencida ao Águia do Arrifes, e a Taça de São Miguel, vencida ao Mira Mar, ambas as finais realizadas no Campo de Jogos de Água de Pau. Esta última vitória permitiu, mais tarde, o ingresso da equipa na disputa da Taça Açores. Ainda na mesma época, o Desportivo de Rabo de Peixe foi considerado, a nível Açores, o Clube com mais jogadores inscritos.

No início da época 2003-2004, em virtude da vitória da Taça da São Miguel, na época anterior, e pela primeira vez na história do Clube, o Desportivo de Rabo de Peixe disputou uma das eliminatórias da Taça de Portugal. Numa fase inicial o Clube ficou isento, sendo que, na segunda eliminatória recebeu o Eléctrico de Ponte Sôr, tendo sido eliminado.

Na presente época [2003/2004] o Clube Desportivo de Rabo de Peixe possui as seguintes equipas: 2 de Sub 10, 2 de Sub 12, 1 Iniciados, 1 Juvenis, 1 Juniores, 1 Sénior e, pela primeira vez, 1 de Veteranos, num total de 190 inscritos na Associação de Futebol de Ponta Delgada.